DVS registra quinto caso de dengue e agiliza mutirões nos bairros
O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), através do setor de Vigilância Epidemiológica, registrou o 5º caso de dengue no município em 2024 e, diante do quadro de evolução da doença no Rio Grande do Sul, está alertando a população para a importância das medidas preventivas nos domicílios. “A ferramenta mais efetiva de combate ao mosquito Aedes aegypti ainda é a prevenção, ou seja, a população precisa adotar os cuidados recomendados a fim de evitar pontos de água parada e a proliferação dos criadouros em seus imóveis”, adverte o secretário municipal da saúde, Paulo Gonçalves.
De acordo com o Boletim da Dengue emitido na última sexta-feira (16/02) pela Secretaria Estadual da Saúde, subiu para cinco o número de laudos positivos na cidade, sendo três deles denominados de casos importados, quando o paciente foi contaminado fora do Estado. Do início do ano até agora, são 12 notificações para a doença em Cachoeira do Sul, das quais seis continuam sob suspeita e uma já foi descartada. A fim de orientar os cachoeirenses na tarefa da prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio de ação planejada pelo DVS, retoma nesta quinta-feira (22/02) os mutirões de combate à dengue. As ações serão semanais, inicialmente em bairros da zona norte do município.
PROMORAR
A ação inicial acontece entre 8h e 12h no Bairro Promorar, com concentração das equipes antes do horário de início na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade. Segundo o coordenador do DVS, Luís Carlos Adorne, serão 24 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde mobilizados para as tarefas de vistoria às residências e estabelecimentos comerciais das regiões anunciadas e de transmissão de orientações aos ocupantes destes imóveis. Nos mesmos moldes dos mutirões anteriores, os servidores municipais vão ingressar nos domicílios à procura de focos do mosquito e esclarecer os contribuintes acerca de providências a serem adotadas em seus espaços para evitar a contaminação pelo vírus.
Nos locais onde ficar evidente a necessidade de limpeza e descarte de materiais acumulados, os moradores serão orientados a colocarem os entulhos em frente às propriedades para recolhimento por parte do caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma vez detectados focos dos insetos, as equipes farão o agendamento para pulverização do produto que elimina as larvas e mosquitos, trabalho que é desenvolvido à tardinha e à noite, períodos nos quais a circulação dos mosquitos acontece. A campanha preventiva seguirá com ações semanais pelos bairros Oliveira (dias 29/02 e 07/03) e Noêmia (14/03).
DENGUE: MEDIDAS DE CUIDADO
A população deve:
✓ Tomar água para se manter hidratada;
✓ Revisar interna e externamente as áreas da residência, ao menos uma vez por semana, colocando fora objetos que acumulem água;
✓ Procurar uma unidade de saúde diante das manifestações dos primeiros sintomas compatíveis com dengue e na ocorrência de sinais de alarme;
✓ Usar repelente para sua maior proteção.
ATENÇÃO AOS SINTOMAS
Os sintomas de alarme da dengue são:
✓ Dor abdominal intensa e contínua
✓ Vômitos persistentes ou recorrentes
✓ Sangramento de mucosas (nariz/gengivas)
✓ Sangramento menstrual intenso
✓ Tonturas ou sensação de desmaio
✓ Sonolência excessiva ou irritabilidade
✓ Diminuição da produção de urina
✓ Pele pálida, fria e úmida
✓Dificuldade respiratória
✓Dor no peito ou dificuldade para respirar.
Texto e foto: Viviane Souza | Ascom SMS Cachoeira do Sul
Comments