Monsenhor Elcy Arboitte deixa importante legado na Diocese de Cachoeira do Sul
- William Barreto
- Feb 24
- 4 min read
Faleceu Monsenhor Elcy Arboitte, um dos ícones do sacerdócio na Diocese de Cachoeira do Sul, no dia 23 de fevereiro de 2025, às 12h10. Com uma trajetória marcada pela dedicação à fé e à educação, Monsenhor Elcy deixa um legado profundo na comunidade católica e na formação de cidadãos.
Monsenhor Elcy Arboitte nasceu aos 25 dias do mês de junho de 1937, no município de São Pedro do Sul, Paróquia São Pedro Apóstolo. Filho de João Arboitte e Rosa Lazzarotto Arboitte, recebeu o sacramento do batismo em 19 de dezembro de 1937, na Paróquia Santo Antônio, em Mata, então Diocese de Santa Maria. Ele recebeu o sacramento do Crisma no dia 28 de janeiro de 1940 e o sacramento da Eucaristia no dia 8 de dezembro de 1946, aos 9 anos, em sua paróquia de origem, São Pedro Apóstolo.
Elcy Arboitte realizou seus estudos primários no Grupo Escolar 29 de Julho, em São Pedro do Sul, de 1945 a 1949. Em 1950, iniciou seus estudos no Pré-seminário em Ivorá, onde concluiu a 5ª série. De 1951 a 1957, passou a residir no Seminário São José, em Santa Maria, onde concluiu o primeiro grau e o ensino secundário. No ano de 1958, iniciou os estudos de filosofia no Seminário Maior de Viamão, concluído em 1960. Em 1961, ingressou no estudo da teologia no mesmo seminário, ano em que também foi admitido às Ordens Menores e recebeu a Primeira Tonsura em missa presidida por Dom Luiz Victor Sartori, na capela do Seminário de Viamão. Em 1963, concluiu os estudos de teologia.
No dia 25 de junho de 1964, recebeu o primeiro grau da ordem, o diaconado, na capela do bispado da Diocese de Santa Maria, por Dom Luiz Victor Sartori. Em 27 de dezembro do mesmo ano, recebeu o sacramento da ordem também por imposição das mãos de Dom Luiz Victor Sartori, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em São Pedro do Sul. Escolheu como lema de ordenação o trecho do evangelho de São Lucas referente à resposta de Maria ante o anúncio do Anjo Gabriel: “Faça-se em mim segundo a Vossa vontade”. No dia 28 de dezembro, celebrou sua primeira missa na capela do Hospital São Pedro.
Durante seu ministério presbiteral, desempenhou diversas funções, incluindo assistente no Pré-seminário em Ivorá (1964), vigário cooperador na Paróquia Imaculada Conceição em Jaguari (1965) e vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Caçapava do Sul (1966 a 1968). Ele sugeriu a elevação da capela de Santa Bárbara a Curato e a construção da cruz na Pedra da Cruz, inaugurada em 22 de dezembro de 1968.
Monsenhor Elcy foi pároco da Paróquia Santa Ana, em Santana da Boa Vista, de 1968 a 1993, onde idealizou o brasão do município, compôs o hino da padroeira e fundou a primeira rádio da cidade. De 1993 a 1995, atuou como Coordenador de Pastoral da Diocese de Cachoeira do Sul e, posteriormente, vigário paroquial da Paróquia São José em Cachoeira do Sul (1996 a 2000), onde se tornou administrador e pároco até 2016.
Desde 2003, exerceu o ofício de Vigário Geral da Diocese de Cachoeira do Sul, colaborando com os últimos três bispos diocesanos na governança diocesana. Recebeu o título de Monsenhor da Santa Sé Apostólica em 29 de novembro de 2003 e integrou o colegiado de consultores, conselho de presbíteros e de formadores. Após renunciar ao ofício de pároco em 2016, permaneceu na Paróquia São José, atuando como vigário paroquial.
Após o falecimento de Dom Remídio Bohn, em 11 de janeiro de 2018, foi eleito Administrador Apostólico da Diocese de Cachoeira do Sul até a posse de Dom Edson Batista de Mello, em 25 de agosto de 2019. Monsenhor Elcy também foi diretor espiritual de vários movimentos e pastorais, incluindo o Movimento de Cursilho da Cristandade e o Movimento de Emaús.
Além de seu sacerdócio, Monsenhor Elcy destacou-se pela sua paixão pela educação, tendo concluído um curso de bacharelado em pedagogia em 1961 e se tornado licenciado na área em 1963. Durante seu ministério, foi professor e diretor em várias instituições de ensino, contribuindo para a formação educacional da região.
Desde 1994, trabalhou pela devoção à Mãe do Redentor, padroeira da Diocese de Cachoeira do Sul, coordenando a romaria diocesana e presenteando a diocese com o ícone da Mãe do Redentor. Criou o Informativo Diocesano e fundou a Rádio Vida em 2002, onde apresentou o programa “Bom Dia Esperança”, além de escrever artigos semanais para jornais locais sobre a vivência da fé e aspectos da vida cristã.
O velório de Monsenhor Elcy ocorre na Paróquia São José, e a missa de exéquias, seguindo o rito da Igreja Católica, será realizada às 15h. O sepultamento será às 16h no cemitério Memorial das Alamedas, localizado na volta da Charqueada.
Monsenhor Elcy Arboitte faleceu, deixando um legado de sabedoria, fé e evangelização. Seu falecimento representa uma grande perda para a Diocese e para todos que tiveram o privilégio de conhecer sua obra e seu exemplo de vida.

Opmerkingen