Primeiro óbito por Covid-19 registrado em 2024 na cidade
Nesta sexta-feira (05/04), o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou o primeiro óbito por Covid-19 registrado na cidade em 2024. A vítima, uma paciente do sexo feminino de 59 anos, possuía esquema vacinal completo para a doença, porém apresentava quadro de comorbidades.
O comunicado emitido hoje complementa a Nota Informativa nº 861/2024, veiculada na última quarta-feira, que relatou 294 casos de síndrome gripal no período de seis de março a três de abril. Dentre esses casos, seis foram classificados como síndrome respiratória aguda grave, resultando em internações hospitalares e no óbito divulgado.
Desde o decreto do fim da pandemia por Covid-19 em maio do ano passado, por orientação do Ministério da Saúde, o protocolo de testagem em massa foi encerrado, e a mobilização pela vacinação foi deflagrada como medida preventiva. Manter a cobertura vacinal em dia é enfatizado como a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias pelo coronavírus, especialmente entre os grupos considerados mais suscetíveis, como pessoas acima de 60 anos, portadores de comorbidades, crianças, gestantes e puérperas.
Para garantir a imunização da população, a Secretaria Municipal da Saúde está operando a vacinação para influenza (gripe), Covid-19 e demais imunizantes do calendário de rotina em nove postos da rede de saúde em horário regular. Além disso, foi adotado um horário estendido para vacinação das 16h às 20h, todas as segundas e quartas-feiras, nas unidades EAP Central, EAP Centro Social Urbano e EAP Marina.
Os horários de aplicação de todas as vacinas são de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, em diversas unidades de saúde da cidade. Nos dias 13 de abril e 18 de maio, serão realizados os Dias D da Vacinação Nacional e Municipal contra a Influenza, respectivamente, das 8h às 17h, em vários locais, incluindo as unidades de saúde mencionadas anteriormente.
Fonte: SMS
Comments