Pré-natal odontológico em pauta na secretaria de saúde do municipal
Updated: May 20
A importância da saúde bucal na gestação e os cuidados básicos da dentição nos bebês têm sido temas abordados pela rede de atenção básica através de grupos terapêuticos e de convivência entre os usuários do SUS. No acompanhamento de gestantes, que é uma rotina das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), questões como estas vêm sendo abordadas não só por sua relevância na saúde preventiva de mães e crianças, mas com a proposta de levar esclarecimento à população e desvendar alguns mitos, como por exemplo, de que a grávida não deva consultar o dentista ou que não possa ser submetida a procedimentos como anestesia ou radiografia no tratamento odontológico. “Promovemos conversas informais com as futuras mamães para o repasse de informações básicas, esclarecemos dúvidas que surgem nestes grupos e, através destes contatos com as pacientes, buscamos combater crenças populares equivocadas como: a cada gestação, um dente perdido”, explica a dentista da Secretaria Municipal da Saúde, Cátia Sabin.
Foi com esta proposta que a profissional da equipe odontológica da pasta participou, nesta quarta-feira (05/07), do encontro de gestantes promovido pela ESF Tupinambá. “São transmitidas as noções básicas de higiene bucal e estimulada a procura dos profissionais da área para avaliação individual de cada gestante”, relata Cátia, destacando que o pré-natal odontológico integra o Programa Previne Brasil, instituído pelo Ministério da Saúde a partir de 2019. Na próxima quarta-feira (12/07), às 13h30min, a dentista Cátia Sabin desenvolverá trabalho semelhante com o grupo de pacientes da ESF Barcelos.
Protocolo de Atendimento
Na rede municipal de saúde, as grávidas que residem nas áreas abrangidas por postos de saúde que prestam atendimento odontológico seguem o acompanhamento em suas unidades de origem. É o caso das usuárias do SUS cadastradas nos bairros Marina, Santa Helena (Centro Social Urbano), Carvalho, Noêmia, Ponche Verde, Quinta da Boa Vista, Ferreira, Piquiri, Bosque e Três Vendas. As demais pacientes cadastradas nos postos do Barcelos, Tupinambá, Alto do Amorim, Promorar, Fátima e na EAP Central (junto ao posto do INSS) recebem a assistência ao pré-natal em seus bairros, tendo o atendimento odontológico centralizado em gabinete que opera na sede da SMS (antigo Hospital da Liga), mediante prévio agendamento. De acordo com a coordenadora odontológica da secretaria, Graciela Lopes Onofrio, as equipes dos postos de saúde promovem procedimentos de clínica geral, enquanto que a unidade odontológica da sede absorve os procedimentos especializados nas áreas de endodontia (tratamento de canal), cirurgia (terceiros molares, biópsias), radiologia (radiografias digitais), odontopediatria (clínica de bebês), pacientes especiais e gestantes.
População em Geral
A assistência odontológica básica à população em geral é concentrada nos postos de saúde do Marina e Centro Social Urbano, mediante requisição prévia dos postos de saúde de origem do paciente, ficando os procedimentos especializados a cargo do gabinete dentário do Hospital da Liga.
Agenda
Pré-natal Odontológico com a servidora Cátia Sabin
12/07 – quarta-feira
13h30min
ESF Barcelos (posto de saúde junto ao Hospital da Liga)
Fonte: Ascom Prefeitura de Cachoeira do Sul
Comments