top of page
William Barreto

Morre padre João Luiz Flesch

Updated: Aug 7, 2023



Faleceu nesta quinta-feira (03), padre João Luiz Flesch, na Comunidade Padre Caetano Pagliuca, dos Padres e Irmãos Palotinos, em Santa Maria.


Histórico de Pe. João

Nascido em 12 de junho de 1953, padre João era natural de Arroio do Tigre. Ele foi o sexto filho de catorze irmãos e recebeu o Sacramento do Batismo pelas mãos do padre Waldemar Engster em 20 de junho de 1953.


Iniciou seus estudos primários em Arroio Bonito entre 1962 e 1966 e concluiu esta etapa no Seminário São José, em Santa Maria, nos anos de 1968 e 1969.


Os estudos secundários iniciaram em 1973 no Seminário São José de Santa Maria, onde cultivou amizade com os padres Celito Moro, Antônio Tascheto e Flávio Rohr.


Em 1974, iniciou os estudos filosóficos no Seminário Maior Imaculada Conceição em Viamão, onde também realizou seus estudos teológicos, formando-se pela PUC-RS em 1981.


Em 5 de julho do mesmo ano, recebeu a Ordenação Diaconal e em 1981, na Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre, recebeu a Ordenação Sacerdotal.


Exerceu o ministério sacerdotal na Diocese de Santa Maria, inicialmente como cooperador da Paróquia de Jaguari, entre 1982 e 1984.


Sua primeira atuação como pároco ocorreu na Paróquia São Pedro de São Pedro do Sul, durante os anos de 1985 a 1990.


Após este período, foi designado a trabalhar como pároco na recém-criada Diocese de Cachoeira do Sul, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Caçapava do Sul, em 1991.


Na virada do milênio, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho, onde se dedicou à animação vocacional e à catequese na Diocese de Cachoeira do Sul, além de buscar formação junto ao então Padre Leomar Brustolin, hoje arcebispo metropolitano de Santa Maria, para implantar um método catequético utilizado até hoje.


Em 2013, a pedido do Bispo Diocesano Dom Remídio José Bohn, assumiu o ofício de reitor do Seminário Menor Monsenhor Armando Teixeira, em Cachoeira do Sul, deixando uma marca profunda na vida de seus formandos.


Em 2018, assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora da Penha, também em Cachoeira do Sul, onde trabalhou incansavelmente para construir a casa paroquial e atrair mais pessoas para a comunidade.


Devido a uma enfermidade, encerrou sua missão em 2020 e passou a residir na Comunidade Padre Caetano Pagliuca, dos Padres e Irmãos Palotinos, em Santa Maria.


Pe. João faleceu deixando um legado de simplicidade, sorriso e bondade, marcando a vida de muitas pessoas ao longo de seus setenta anos de vida.


O velório ocorre na Paróquia Sagrada Família, onde foi celebrada a primeira missa de corpo presente ao meio-dia. A missa de exéquias acontece neste momento, seguida pelo sepultamento no Cemitério Católico de Arroio do Tigre.


Acompanhe a Missa de Exéquias pela página das rádios Sobradinho e Jacuí:

15 views

コメント


bottom of page