Coroação de Nossa Senhora Medianeira acontece neste momento em Santa Maria
Neste momento, a missa solene de Coroação Pontifícia da imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, acontece na Basílica da Medianeira, em Santa Maria. A cerimônia, que coincide com a Solenidade da Assunção e o aniversário da Basílica, ocorre após a histórica decisão anunciada no último 31 de abril, quando o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Santa Maria receberam o Decreto de Consagração do Estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria, emitido pelo Dicastério do Culto Divino.
Acompanhe a Missa Solene:
O decreto conferiu à Virgem Maria o título de "Rainha e Protetora do Povo Gaúcho", em um gesto que reforça a espiritualidade mariana dos fiéis gaúchos, embora não altere o status de São Pedro como padroeiro do estado. A coroação, realizada em meio a desafios impostos por recentes catástrofes climáticas, simboliza um ato de renovação da fé e da esperança para o povo do Rio Grande do Sul.
Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, que preside a celebração, destacou a importância do evento: "Que a Virgem Rainha do Povo Gaúcho continue sendo refúgio e consolação para todos nós". O arcebispo conclamou os fiéis a se unirem em oração e trabalho pela reconstrução e fortalecimento da comunidade.
A cerimônia, que acontece às 19 horas, marca um novo capítulo na devoção mariana no estado, reforçando o papel central da Virgem Maria na espiritualidade e cultura gaúcha. Milhares de fiéis estão reunidos na Basílica, que é um dos mais importantes locais de devoção e fé mariana com o título de Medianeira de Todas as Graças, enquanto muitos outros acompanham a celebração à distância, seja através de transmissões ao vivo ou em vigílias de oração.
Comments