Papa Francisco morre aos 88 anos; Vaticano confirma causas e inicia ritos fúnebres
- William Barreto
- 5 hours ago
- 1 min read

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, faleceu aos 88 anos em decorrência de um derrame cerebral, seguido de coma e parada cardiorrespiratória. As causas oficiais da morte foram confirmadas em laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, dr. Andrea Arcangeli.
A cerimônia de constatação da morte e deposição do corpo no caixão ocorreu nesta segunda-feira, 21/04, às 20h (horário de Roma), na capela situada no andar térreo da Casa Santa Marta, residência papal. O ato solene contou com a leitura pública do atestado de óbito e foi validado pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell. A celebração, de caráter reservado, teve duração de cerca de uma hora.


Conforme o protocolo do Vaticano, foram colocados os selos oficiais no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e, na mesma noite, no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta. A partir desse momento, colaboradores próximos ao Pontífice foram autorizados a prestar suas últimas homenagens.
Para a manhã seguinte, está prevista a realização da primeira Congregação Geral dos cardeais, ocasião em que poderá ser definida a data oficial do funeral e iniciados os trâmites para o período de Sé Vacante, conforme determina a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro pontífice oriundo da América Latina e o primeiro jesuíta a assumir o trono de Pedro. Seu pontificado, iniciado em 2013, foi marcado por uma postura pastoral voltada à misericórdia, ao diálogo inter-religioso, ao cuidado com os pobres e à promoção da justiça social.
Imagens: Vatican News
Comments